O que é uma Certidão

A Certidão é o documento que fornece informações constantes do acervo do Cartório. As informações prestadas pelas certidões devem refletir diretamente os dados contidos nas fichas, livros e documentos registrados, averbados ou arquivados na Serventia. Os dados constantes de matrículas, transcrições, contratos, requerimentos, plantas e memoriais são algumas das informações a respeito dos quais é possível.

A fé pública constitui um atributo que impõe veracidade às informações fornecidas pelos Oficiais de Registro e Tabeliães. Isso significa que as informações contidas nas certidões presumem-se verdadeiras.

As certidões expedidas pelas Serventias, em regra, não possuem prazo de validade, mas, para a realização de alguns atos, como abertura de matricula, lavratura de escritura pública de compra e venda, a lei impõe prazo de validade de 30 (trinta) dias.
 

TIPOS DE CERTIDÕES

Existem várias certidões que poderão ser emitidas pelo cartório em que se encontra depositado o registro do imóvel, que permitirão ao comprador e vendedor, uma maior segurança jurídica e documental, na transferência imobiliária.

As certidões mais frequentemente solicitadas são as seguintes:

  1. Busca em livros ou arquivos
  2. Certidão de propriedade ou certidão atualizada do imóvel - Inteiro Teor
  3. Certidão de Registro Auxiliar - Inteiro Teor
  4. Certidão Quinzenária ou Vintenária
  5. Certidão Reprográfica
  6. Certidões de Ônus e Ações Reipersecutórias
  7. Negativa
  8. Pedido de Informação Verbal
  9. Transcrição

Nós nos preocupamos com você e sua privacidade

Nós usamos cookies para garantir uma melhor experiência em nosso site. Se você aceitar, estará concordando com a nossa Política de Privacidade de Dados. Políticas de Privacidade